FORROS COMERCIAIS | Brasil

Glossário

 

Terminologia Acústica

Resistência ao Fogo

Refletância Luminosa

Sistema de Suspensão e Sistemas Sem Fios

Terminologia Geral

Normas de Aplicação

Terminologia Acústica


Absorção - Em acústica significa a energia das ondas sonoras que entra na superfície de qualquer material e não é refletiva refletida. Os materiais são classificados em função da sua capacidade de absorver o ruído.

Amplificador – Um aparelho eletrônico usado nas aplicações de sistemas de som para converter um sinal de baixo nível, como o de um microfone ou um disco compacto CD a um sinal de alta potência (medido em watts) capaz de converter um alto falante a um nível de alto som.

Amplitude - Amplitude de uma onda é a medida da magnitude da máxima perturbação do meio durante um ciclo da onda. O aumento da amplitude da onda sonora aumenta o volume.

Análogo – Em um sistema de som, um sinal elétrico análogo representa a medida do nível de som em sua forma exata e contínua. Dessa forma, um aparelho análogo consiste de um aparelho eletrônico que processa sinais análogos de forma contínua.

Atenuação - Em acústica significa a redução da energia sonora ao passar através de um material. Os materiais são classificados por sua capacidade de impedir que os sons viagem através deles.

Atenuação Sonora - Redução do nível da pressão sonora de um som que se desloca de um lugar a otro.

Banda de Oitava - A gama de freqüência auditiva geralmente se divide em bandas de oitava por conveniência, onde cada banda específica é representada por sua freqüência: 63 Hz, 125 Hz, 250 Hz, 500 Hz, 1 KHz, 2 KHz, 4 KHz, 8 KHz, e 16 KHz, que cobre a maioria da gama das freqüências audíveis.

Barreira do Plenum ou Septo - É uma superfície vertical emoldurada desde a estrutura superior ou laje até o placa de forro, bem acabada e vedada para impedir a passagem do ar ou do ruído.

Classe de Articulação (AC) – É uma forma de medir o rendimento dos painéis acústicos com relação à privacidade das conversas, num escritório panorâmico ou ambiente aberto entre duas áreas adjacentes divididas parcialmente por uma divisória de altura média.

Classe de Atenuação do Forro (CAC) - Classifica o desempenho dos forros acústicos como barreira para a transmissão de sons através do plenum entre ambientes adjacentes fechados. Um painel acústico com alto CAC pode apresentar um baixo NRC.

Classe de Isolamento Sonoro (NIC) – Avaliação que consiste em uma única cifra que mede a capacidade de isolamento sonoro de um material de construção. O NIC é frequentemente especificado em determinados projetos (hotéis, escolas) e mede simplesmente a perda de transmissão entre 125 e 4000 Hz.

Classe de Transmissão Sonora (STC) - Avaliação que consiste na obtenção de uma cifra que mede a eficiência de uma estrutura para atuar como barreira ao som em 16 frequências de voz de 125 a 4000 Hz.(procedimento E 1414 da ASTM referente ao método de avaliação).

O STC mede a capacidade de uma parede em bloquear o som: O STC é medido em decibéis e avalia a diferença entre a energia sonora que atinge um lado do painel, e a energia sonora transmitida para o outro lado do mesmo. Está incluído nesta medição o som proveniente de todos os ângulos e de freqüências altas e baixas.

Coeficiente de Redução do Ruído (NRC) - Coeficiente de absorção sonora média calculada em quatro frequências: 250, 500, 1000 y 2000 Hz, expresso como o múltiplo integral mais próximo a 0.05. Avalia a capacidade de absorção sonora do painel ou parede acústica. O NRC é a fração de energia sonora que é absorvida pelo produto e não refletida de volta no ambiente.

dBA (Decibel com Ajuste A) - Um dígito da medida sonora expresso em decibéis que se ajusta para aproximar a capacidade humana de escutar um som.

Decibel (dB) - Unidade que expressa à diferença em nível de som. O nível dB é uma quantidade logarítmica; a gama de níveis normalmente vai de 0 a 120 dB.

Derivação do Transformador – Refere-se à quantidade de potência disponível de um transformador redutor (1 watt, 2 watts, 4watts, etc.) que se utiliza em sistemas de som distribuídos em alta voltagem (ou seja, sistemas amplificadores com 70V, 50V e 25V).

Dispersão – Forma pela qual o som de um alto-falante é propagado. Depende do índice de direção e da distância do alto falante.

Escritório Panorâmico – Ambientes abertos onde são utilizadas divisórias acústicas normalmente de 1.50m de altura, ao invés de divisões que chegam até o teto. Os painéis instalados em escritórios panorâmicos devem contar com propriedades acústicas diferentes daqueles utilizados em escritórios fechados.

Espectro Sonoro - Representação de uma onda sonora (onda de pressão que varia ao longo do tempo) que mostra o conteúdo de freqüência e a amplitude do som.

Freqüência - Ciclos por unidade de tempo. Geralmente expresso em hertz (Hz.). As freqüências da voz audível estão em um intervalo entre 400 e 2000 Hz.

Fugas sonoras – Espaços existentes abaixo de portas, aberturas na parede, perfurações dos encanamentos, etc., que permitem que o som escape de um ambiente ao outro através das estruturas.

Hertz (Hz.) - Um ciclo por segundo.

Índice de Articulação (IA) - Medida do entendimento de conversas em valor numérico de 0 a 1. Um IA de 0.1 indica pouco entendimento da fala; enquanto que um IA de 1.0 significa o perfeito entendimento da fala. O índice de privacidade resulta do cálculo do IA.

Índice de Direção - Unidade de direção angular da radiação sonora de um alto-falante, representado em nível de dB mais alto ou mais baixo que se o som fosse produzido por uma fonte esférica.

Índice de Privacidade (IP) - Medida da privacidade do som, ou da falta de entendimento de conversas, onde o IP é calculado através do Índice de Articulação (IA) da seguinte forma: IP = (1 - IA) x 100%.

Intervalo de Absorção da Voz - Média dos coeficientes de absorção a 500, 1000, 2000 e 4000 hertz.

Mascaramento do Som - Processo pelo qual se programa o mascaramento sonoro para cobrir sons indesejáveis ou intrusos (por exemplo: fala, ruído de equipamentos, etc.) e aumentar a privacidade das conversas.

Material Acústico - Material com alto coeficiente de absorção.

Oitava - Intervalo de freqüência onde a freqüência maior é o dobro da freqüência menor.

Padrão Polar - Representação gráfica da cobertura de um alto-falante em várias freqüências.

Perda de Transmissão Sonora - Quantidade de som perdida quando o mesmo se transmite através de um material. As estruturas dos painéis acústicos são classificadas em categorias de transmissão sonora. Um valor de STC entre 20 e 25 significa que na sala adjacente é possível escutar inclusive um som em voz baixa. Por outro lado, um valor de STC entre 50 e 60 significa que um ruído alto praticamente não seria escutado.

Perfuração de Alfinete - Método utilizado para melhorar a capacidade acústica dos painéis mediante a criação de orifícios na superfície dos mesmos durante a fabricação.

Privacidade das Conversas – Refere-se à incapacidade de entendimento de conversas geradas por pessoas falando a uma pequena distância.

A ASTM define vários níveis de privacidade das conversas, desde Privacidade Confidencial (conversa que se escuta, mas não é clara), Privacidade Normal (conversa que se escuta e se entende parcialmente), e Privacidade Baixa (conversas que podem ser escutadas e entendidas). Estes níveis estão relacionados aos Índices de Privacidade (IP) que representam cada nível de privacidade das conversas.

Reverberação - Persistência de um som refletido em um ambiente mesmo depois que a fonte cessa a emissão sonora.

Ruído Branco - Som gerado eletronicamente com a mesma energia em cada freqüência para que o nível de banda de oitava aumente em 3 dB em cada aumento de oitava; o som do ruído branco geralmente é percebido como um "ssss" comparado com o ruído Rosa.

Ruído Rosa - Som gerado eletronicamente com energia igual à de cada banda de oitava; geralmente utilizado como base para o sinal pós filtrado que se emprega para mascarar o som.

Som Mascarado - Som de fundo gerado eletronicamente a um nível específico e com um conteúdo de freqüência que é introduzido no ambiente de trabalho para mascarar ruídos intrusos e dessa forma melhorar a privacidade das conversas.

Tempo de Reverberação - Tempo necessário para que o som dissipe 60 decibéis.

Transdutor - Aparelho eletromecânico que converte o sinal elétrico do amplificador em uma vibração mecânica do radiador do alto-falante, produzindo uma onda sonora com características iguais as do sinal elétrico.

Via Sonora de Transmissão - Via utilizada para a transmissão do som, tal como uma via estrutural, que desvia o som para evidenciar uma barreira de transmissão.

Volts - Unidade de diferença de potência ou força eletro motora. Um volt é a diferença de potência que se necessita para produzir um ampère de corrente através de uma resistência de um ohm. A voltagem é a força que impulsiona o sistema de som desde a fonte, (ex: som transmitido desde um microfone até os terminais do alto-falante).

Watt - Unidade de poder elétrico que se requer para trabalhar a uma taxa de um joule por segundo. Um watt de potência é utilizado quando um ampère de corrente direta, flui através de uma resistência de um ohm. A capacidade de potência dos amplificadores e auto-falantes se indica em watts, e está relaciona com a força que impulsiona o sistema e com a capacidade do aparelho para processar corrente.

Voltar ao início

Forros para Pronta Entrega

Forros sob Encomenda

Pesquisar Start Search